Estes são os melhores substitutos do vinho branco na culinária. Quer você esteja sem vinho ou simplesmente prefira não cozinhar com ele, estes conselhos o ajudarão.
Quer tenha acabado o vinho branco ou simplesmente você prefira não cozinhar com ele, existem ingredientes básicos que criam pratos igualmente deliciosos e cheios de sabor. Normalmente usado em pratos como risotos, mexilhões, sopas e ensopados, o vinho branco é normalmente adicionado a uma receita e reduzido pela metade, senão mais, pela fervura; ingredientes adicionais são normalmente adicionados mais tarde.
+ Quanto tempo dura o frango já cozido na geladeira? É bem menos do que você imagina!
+ Bicarbonato de sódio contra pragas: aprenda receita fácil de fungicida caseiro
Esse processo evapora o álcool enquanto concentra os sabores ricos do vinho, que acentuam e realçam o prato ao adicionar uma camada extra de sabor. Para alcançar a profundidade de sabor semelhante sem usar vinho branco, descubra os principais substitutos:
Opte por mais acidez com vinagre e suco de limão
Um bom substituto para o vinho branco é outro ingrediente ácido, como vinagre ou suco de limão. Troque o vinho por vinagres de cor clara, como vinagre de vinho branco, vinagre de arroz ou vinagre de cidra de maçã. Evite vinagres mais fortes, como vinagre branco destilado, que pode adicionar muita acidez. Embora a maioria dos vinagres possa ser um substituto saboroso, tome cuidado com a cor do vinagre. Um vinagre balsâmico, por exemplo, pode afetar a cor final do prato.
Basta lembrar que o nível de acidez do vinho é muito inferior ao do vinagre e do suco de limão. Se você está optando por trocar por um destes ingredientes, leve em consideração a acidez usando pelo menos metade e completando o resto do líquido com água.
+ Como ser uma pessoa sozinha e feliz?
+ Entenda a importância da aplicação óleos de cabelo usados por Jade Picon
Despeje outra coisa do armário de bebidas
Qual é o melhor substituto para o vinho branco do que outro álcool? Comece com seleções que tenham uma quantidade equivalente de álcool. Vermute, um vinho branco fortificado, adiciona notas de sabor e ingredientes botânicos ainda mais complexos. Champanhe ou vinhos brancos espumantes são um substituto delicioso. Para algo intermediário, considere uma garrafa de rosé levemente colorido, um substituto muito adorável para o vinho branco.
Claro, o vinho tinto é um ótimo substituto do vinho branco, mas como acontece com os vinagres, certifique-se de que o vinho não vai afetar a cor final do prato de forma desagradável. O vinho tinto funciona bem em molhos de tomate, mas em molhos de manteiga ou branco você pode usar vermute ou outras bebidas alcoólicas de cor clara. Álcoois mais fortes, como vodka ou gim, podem ser uma troca interessante, mas reduza a quantidade usada por causa da sua intensidade.
Água ou caldo (mais, um toque de acidez)
Uma terceira opção é trocar por água ou caldo, caso em que recomendamos um acabamento acrescido de acidez. Isso é particularmente útil se a receita não pede para reduzir o vinho e você precisa ter o líquido – neste caso, use uma quantidade igual de ambos como faria com o vinho.
Embora a água sempre funcione como uma pitada, um motivo para escolher o caldo é que ele adiciona líquido e sabor. Se estiver usando um caldo comprado pronto, opte por baixo teor de sódio ou nenhum sódio para não jogar fora o teor de sal do prato. Lembre-se de que, se você seguir qualquer um dos caminhos, perderá a acidez do vinho branco, então você vai querer neutralizar isso adicionando uma pitada de vinagre ou suco de limão antes de servir para destacar os sabores do prato.
Ilustração: decorstyle / condutta. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.